Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival vai promover a segunda etapa do World Surf League (WSL) Longboard Tour em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A carioca Chloé Calmon foi vice-campeã na abertura da temporada 2022 na Austrália e está em segundo lugar no ranking liderado pela havaiana Honolua Blomfield. No icônico píer de Huntington Beach, estarão em jogo mais 5.000 pontos, que serão decisivos na corrida pelos títulos mundiais. As eliminatórias começam no dia 3 de agosto, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Nas ondas de Manly Beach, em Sidney, Chloé Calmon fez os recordes femininos na segunda fase do GWM Sydney Surf Pro, quando venceu a bateria totalizando imbatíveis 17,63 pontos, somando uma nota 9,23. A carioca também fez o maior placar das quartas de final contra a japonesa Natsumi Taoka e das semifinais contra a australiana Tully White, sempre conseguindo surfar ondas no critério excelente do julgamento, de nota 8 para cima.

Chloé Calmon e Honolua Blomfield no pódio da Austrália (Foto: Cait Miers/World Surf League)

Chloé Calmon só não conseguiu a vitória na final com a tricampeã mundial, Honolua Blomfield, que foi decidida por uma pequena diferença de 12,87 a 12,06 pontos. Além da carioca, a América do Sul terá mais duas representantes na categoria feminina do Vans Duct Tape Invitational. A peruana Maria Fernanda Reyes também competiu na abertura do WSL Longboard Tour na Austrália e a novidade na Califórnia será a brasileira Jasmim Avelino, que recebeu uma das duas vagas de convidadas da World Surf League.

Na categoria masculina, o sul-americano mais bem colocado na Austrália foi o brasileiro Jefson Silva, que parou nas quartas de final e ficou em quinto lugar, perdendo para o inglês Ben Skinner, vice-campeão do GWM Sydney Surf Pro. Os bicampeões mundiais Phil Rajzman e Piccolo Clemente, foram barrados nas oitavas de final e estão em nono lugar no ranking 2022, assim como outro brasileiro e outro peruano, Augusto Olinto e Lucas Garrido Lecca, respectivamente. Dos quatro, apenas Piccolo Clemente não irá participar do Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival na Califórnia.

Jefson Silva em Manly Beach na Austrália (Foto: Cait Miers/World Surf League)

O carioca Phil Rajzman está morando no sul da Califórnia e vai tentar um bom resultado nas ondas de Huntington Beach, para entrar na briga por um terceiro troféu de campeão mundial. A terceira e última etapa do WSL Longboard Tour, que vai definir os títulos de 2022, será o Cuervo Classic Longboard Championship no icônico pico de Malibu Beach, também na Califórnia, nos dias 3 a 13 de outubro. A tarefa não será fácil, porque o líder Harrison Roach já venceu o Vans Duct Tape Invitational na Califórnia.

LISTA DE PARTICIPANTES DO VANS DUCT TAPE INVITATIONAL:

CATEGORIA FEMININA:
Honolua Blomfield (HAV)
Chloé Calmon (BRA)
Alice Lemoigne (FRA)
Kelis Kaleopa’a (HAV)
Soleil Errico (EUA)
Avalon Gall (EUA)
Natsumi Taoka (JPN)
Zoe Grospiron (FRA)
Sally Cohen (HAV)
Kirra Seale (HAV)
Tully White (AUS)
Sophia Culhane (HAV)
Lindsay Steinriede (EUA)
Rachael Tilly (EUA)
Kaitlin Mikkelsen (EUA)
Mason Schremmer (EUA)
Maria Fernanda Reyes (PER)
Hiroka Yoshikawa (JPN)
Karina Rozunko (EUA) – Convidada
Jasmim Avelino (BRA) – Convidada
Frankie Seely (EUA) – Alternate

CATEGORIA MASCULINA:
Harrison Roach (AUS)
Kai Sallas (HAV)
Ben Skinner (ING)
Kevin Skvarna (EUA)
Justin Quintal (EUA)
Taylor Jensen (EUA)
Tony Silvagni (EUA)
Kaniela Stewart (HAV)
Jefson Silva (BRA)
Phil Rajzman (BRA)
Lucas Garrido Lecca (PER)

Cole Robbins (EUA)
Steven Sawyer (AFR)
Taka Inoue (JPN)
Kaimana Takayama (EUA)
Declan Wyton (AUS)
João Dantas (PRT)
Keoki Saguibo (HAV)
Tosh Tudor (EUA) – Convidado
Jules Lepecheux (FRA) – Convidado
Steven McLean (EUA) – Alternate

Huntington Beach (Foto: Kenneth Morris/World Surf League)

A janela de realização do Vans Duct Tape Invitational and Surf Festival será entre os dias 3 e 7 de agosto. Esta segunda etapa do WSL Longboard Tour 2022 vai acontecer junto com a quarta do WSL Challenger Series, o tradicional Vans US Open of Surfing, que começa no dia 31 de julho com prazo também até 7 de agosto para ser encerrado nas mesmas ondas de Huntington Beach, na Califórnia. Os dois eventos serão transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e canal da WSL no Youtube.

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.